Na continuação do tema , vejam abaixo um modelo de Avaliação de Competência do Operador de extrusora – não pretendemos que ele seja completo , mas se você aplicar essa avaliação de forma consciente e metódica em pelo menos um dos seus operadores , poderá ter uma ideia de como anda o seu modelo de treinamento de pessoal….- e se precisa ou não fazer alguma coisa a respeito…..

DOWNLOAD – SUMÁRIO – AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA

Vamos falar um pouco sobre fluxo de vapor , agua e outros líquidos.

• A pressão de vapor aplicada ao condicionador deve estar entre 2 e 2,4 bar , ou kg/cm2

Pressões mais elevadas que isso podem resultar em velocidade elevada do vapor , e a consequente redução do vapor condensado na fórmula que está sendo condicionada.

Este fenômeno é frequentemente observado quando há excesso de vapor saindo pelo tubo de ventilação do condicionador. Alem de perdas de energia , o vapor também carrega partículas do produto , causando problemas sanitários e de limpeza da fábrica

• O vapor que está entrando no condicionador deve ser livre de condesado, e o objetivo é aplicar o fluxo correto que mantem uma contribuição consistente na umidade do produto – o objetivo do fluxo de vapor e de água é que o produto saindo do condicionador deve atingir temperaturas entre 75°C e 95°C , e umidade em torno de 25%.

• O condicionamento é melhor quando aplicamos agua entre 40 e 60°C e 3 kg/ cm2 de pressão – A pressão consistente e contínua é crítica para processo , e deve ser regulada . Uma solução para isso é uma caixa dágua com boia de manutenção de nível.

• Não é usual , mas quando se adiciona algum componente gorduroso no condicionador , isso deve ser feito próximo ao ponto de descarga do condicionador , pois o produto tende a fazer um “ coating” nas partículas , impedindo que o vapor as
atinja. Quando quantidades expressivas de componentes gordurosos são adicionados durante a extrusão , isso deve ser feito na porção mais distante possível do canhão , e obviamente a configuração da máquina deve contar com condicionador e canhão estendido , de forma a aumentar o tempo de residencia durante a fase de cozinhamento , compensando assim o efeito de lubrificação que isso causa.

Velocidade do condicionador– A maioria deles são feitos para trabalhar em velocidade constante, mas pode haver inversores de frequência para ajustar a velocidade , mas a melhor técnica para ajustar o tempo de retenção é regular a inclinação dos batedores. Normalmente , a configuração que resulta em melhor tempo de retenção é : Início do condicionador: pás empurrando o produto para a frente. Meio do condicionador( segundo terço) : pás em posição neutra , apenas “cortando” o produto” . Terço final do condicionador – Pás inclinadas em sentido reverso .

Velocidade da rosca extrusora. Não é comum encontrarmos inversores de frequência no motor principal da extrusora , porem isso é possível e até recomendado quando se deseja ter maior flexibilidade no processo de extrusão.

Alterando a velocidade da rosca , podemos aumentar ou diminuir a energia mecânica aplicada ao produto. Ao se manter constante a taxa de entrada do produto e a área aberta da matriz , o incremento da energia mecânica tem o efeito de diminuir a densidade da partícula extrudada.

Configuração do extruder– Devido à diversidade dos produtos normalmente comercializados por uma operação , o mais comum é encontrarmos extruders com uma “ configuração média” para produzir a grande variedade de produtos.

Isso é feito compondo-se o barramento com roscas segmentadas de diferentes configurações , e dispositivos que atuam como elementos retentores de fluxo , como por exemplo aneis de cisalhamento , aneis de retenção , roscas cortadas, camisas ( jackets) com diferentes configurações de estriamento .

Configuração da matriz– Ela serve para duas principais funções:

– Prover restrição ao fluxo do produto
-Formatar o extrudado como desejado.
A quantidade total de área aberta por ton de extrusado pode ser utilizada e modificada para influenciar a expansão do produto:
– Alta expansão de produtos: área aberta de 200 a 250 mm2/ ton/ hora
-média expansão de produtos: área aberta entre 250 e 370 mm2/ton/ hora
– pequena expansão de produto- área aberta entre 500 e 560 mm2/ ton/ hora.

O dimensionamento de matrizes é uma ciência complexa , e obviamente a formula tem grande influencia na expansão do produto. O desenho da figura na matriz faz com que diferentes ângulos , quinas , porções circulares do formato causem
diferentes fluxos de produtos devido às distintas perdas de carga enfrentadas pelo fluxo.

– Não é incomum ( por exemplo) , numa partícula de formato “ peixe” de alimento para gatos, observar que a largura da cauda expandiu 30% em relação à figura da matriz, e a largura do “ corpo” do peixinho expandiu 85% …..

Aquecimento ou resfriamento das camisas do canhão de extrusão
As “Cabeças” , ou “ carreteis” são frequentemente jaquetadas , ou encamisadas. para que se possa circular agua ou vapor externamente nessas camisas.

Assim , pode-se alterar o nível de cozimento e expansão do produto simplesmente esfriando ou aquecendo as camisas .

Novamente frisamos a importância da automação de um sistema de extrusão , pois isso reduzirá ou eliminará a influencia humana e a consequente inevitável variabilidade do produto , associada com a operação do extruder.

– No próximo artigo continuaremos com o tema “ Treinamento de Operadores de Extrusão “ , quando então falaremos sobre “ MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS”

Um excelente Natal para todos , e que 2015 seja um ano de muito SUCESSO!

CONTATO

Rua Napoleão Fares, 850 – Vale das Graças
Campinas – SP
CEP:13085-760

Telefone: (19) 3287-55547
Celular WhatsApp: (19) 99711-4738

E-mail: contato@raizerconsultoria.com.br

Skype: fernandoraizer1

FACEBOOK

Copyright © 2017 Raizer Consultoria – Todos os direitos reservados